Técnicas de Compressão de Rastos de Programas

Objectivo

Desenvolver uma ferramenta que permita extrair um conjunto de estatísticas de um rasto de execução de um programa num processador. Esta ferramenta deverá depois ser comprimir o rasto original e ser capaz de gerar um rasto com uma dimensão muito reduzida, mas que aproxime o melhor possível alguns parâmetros estatísticos do rasto original.

Descrição

A execução de um programa num processador gera uma sequência (ou rasto) de acessos a diferentes barramentos do sistema. Na forma mais simples, apenas existirão um barramento de dados e um barramento de endereços. O rasto no barramento de dados corresponderá à sequência de valores de dados ou códigos de instruções lidas da memória. No barramento de endereços, o rasto consistirá na sequência de endereços de memória acedidos.

Estes rastos podem ser utilizados para diversos fins. No caso deste trabalho, o interesse dos rastos reside na análise do consumo de energia do sistema. Acontece que, para um programa minimamente interessante, a dimensão destes rastos é muito elevada, tornando o processo de estimação do consumo por vezes demasiado moroso.

Pretende-se neste trabalho desenvolver algoritmos que permitam a geração de um rasto de dimensão significativamente inferior que a original, mas que o comprima de forma a aproximar o melhor possível um conjunto de propriedades estatísticas relevantes ao consumo de energia.

Referências

Local

Este trabalho será realizado no INESC-ID, no grupo ALGOS

Contactos

Prof. José C. Monteiro (jcm@inesc-id.pt)    Tel: 213100283
IST/INESC-ID,  R. Alves Redol N. 9, 1000 Lisboa


ALGOS Homepage TFCs Main page 2004-04-29